sexta-feira, 26 de abril de 2013

Moção de Aplauso ao escritor JULIO CEZAR VANNI parabenizando-o pelo livro "Sertões do Rio Cágado" em sua 2ª edição


DOC. N.044 /2013

MOÇÃO DE APLAUSOS

Senhor Presidente da Câmara Municipal de Pequeri,

Requer o envio de Moção de Aplauso ao escritor JULIO CEZAR VANNI parabenizando-o pelo livro "Sertões do Rio Cágado" em sua 2ª edição.
O Vereador que o presente subscreve vem nos termos regimentais desta Augusta Casa de Leis, após anuência do Plenário vem requerer a Vossa Excelência o envio de Moção de Aplauso ao escritor JULIO CEZAR VANNIparabenizando-o pelo livro "Sertões do Rio Cágado" em sua 2ª edição. O livro narra a história da origem dos povoados, vilas e cidades que integram a bacia hidrográfica do Rio Cágado- MG e mantem viva a história de nosso povo e nossa região.

JUSTIFICATIVA

JULIO CEZAR VANNI, filho de italiano de Lucca, na Toscana, nasceu em Pequeri, Minas Gerais, em 25 de março de 1927. Unindo o seu lado peninsular com raízes mineiras, tornou-se uma figura admirável e profundo pesquisador de sua região de origem, onde se destacam os municípios de Juiz de Fora, Pequeri, Bicas, Mar de Espanha, Guarará, Santana do Deserto, Maripá de Minas, Chiador, São João Nepomuceno, Senador Cortes, Chácara, Matias Barbosa, Simão Pereira, Além Paraíba e outros, situados na fronteira fluminense.
Professor universitário, jornalista, bacharel em direito e pedagogo, é membro do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, do Instituto Histórico e Geográfico de Juiz de Fora, do Insttituto Histórico e Geográfico de Niterói, da Academia Juizforana de Letras, do Cenáculo Fluminense de História e Letras e outras instituições do interior do país.
Sócio fundador do jornal Comunitá Italiana, vice-presidente da Associazioni Lucchesi nel Mondo, Sezione di Rio de Janeiro, foi condecorado pela Câmara de Comércio de Lucca  pelo trabalho desenvolvido  junto às comunidades italianas no Brasil. 
É cidadão honorário do estado do Rio de Janeiro e dos municípios de Campos, Niterói, Quiçamã, e São Gonçalo.
Foi professor e diretor das Faculdades Plínio Leite, que ajudou a criar, em Niterói, delegado do Ministério da Educação  no estado do Rio de Janeiro e presidente estadual da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade.
Foi Prefeito de  Pequeri, fundou o primeiro ginásio da cidade, hospital, jardim de infância, instalou a primeira rede urbana de telefones, iniciou o calçamento e implantou a infra-estrutura necessária ao seu desenvolvimento, a ponto de vê-la, mais tarde, classificada como a quarta cidade da região em qualidade de vida.

 
    Sala das Sessões, 27  de abril de 2013.


FABRÍCIO COSTA GARCIA                                                                                                     VEREADOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário